"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

quarta-feira, 14 de março de 2012

Será que Obama pretende declarar guerra à China?

A Folha São Paulo Online publicou hoje, sob o título “China é acionada por restringir exportação de terras raras” que os EUA, a União Européia e o Japão formalizaram ação junto à OMC (Organização Mundial de Comércio) face restrições que a China vem promovendo quanto ao fornecimento de minerais denominados de terra raras.
O presidente dos EUA, Barack Obama, fez ameaça velada ao afirmar:
“Preferimos o diálogo. Mas, quando for necessário, agirei caso nossos trabalhadores e empresários sejam submetidos a práticas injustas”.
E mais: "Queremos nossas empresas construindo esses produtos [de alta tecnologia] aqui na América. Mas, para fazer isso, os fabricantes americanos precisam ter acesso às terras raras fornecidas pela China".
Obama citou ainda: “(a China), atualmente, impede que isso aconteça, contrariando as regras que ela concordou em cumprir".
Realmente, sabe-se que a China chegou a embargar terras raras para o Japão em represália pela prisão de um comandante de um barco de pesca chinês em uma área marítima disputada por ambos os países. A indústria japonesa de alta tecnologia depende totalmente a importação desses minérios.
Brasil pode ter uma das maiores reservas de terras raras do planeta
As terras raras compõem-se de 17 elementos químicos, muitos semelhantes entre si: lantânio, lutércio, neodímio, cério, praseodímio, promécio, samário, európio, gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio, escândio e ítrio.
Ver etimologia dos elementos aqui
Para se conhecer do valor inestimável das terras raras, basta saber que o lantânio é primordial na fabricação da gasolina.  O Brasil consome cerca de 1.000 toneladas dele e o importa da China.  Do neodímio se fazem, entre outras utilidades,  superimãs usados na miniaturização de motores e geradores destinados à produção de energia eólica.  O óxido de cério, por exemplo, é usado para polir lentes de óculos. Os LED brancos, que paulatinamente estão substituindo as lâmpadas fluorescentes, são obtidos por mistura de alguns minerais de terras raras. Armas, chips de computador, celulares, telas de tablets e até lingerie se utilizam delas. 
Brasil pode ter uma das maiores reservas de terras raras do planeta
A China é responsável hoje por mais de 90% da produção mundial e é dona de 36% das reservas mundiais conhecidas.   
É possível que o nosso país tenha as maiores reservas de terras raras do planeta.  O Brasil tem feito pesquisas para quantificar as suas reservas, inexploradas.  As perspectivas são ótimas, porém, inviáveis comercialmente, no momento.  Já detemos o domínio da tecnologia para exploração, separação e uso.
Os EUA julgam-nas tão importantes que já elegeram as terras raras como recursos críticos para sua economia.  No Brasil, as regiões de elevado interesse estratégico para os norte-americanos estão em Araxá (MG) e Catalão (GO).  
OUTRO LADO
A China refuta as críticas sobre a política de restrições.
Ontem, um editorial da agência oficial de notícias Xinhua disse que a ação na OMC era "imprudente e injusta" e que, em 2011, a demanda por terras raras foi satisfeita por apenas metade das cotas de exportação.
A demanda interna tem crescido bastante graças ao dinamismo da sua economia e melhor capacitação tecnológico de sua indústria.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário