"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ESQUISITICES DO ITAMAR - 01


Itamar Franco, ex-presidente e atualmente senador por Minas Gerais, promete jogo duro.  Nomeado para a Comissão Especial da Reforma Política, defenderá o fim da reeleição e acabar com o que ele chamou de “ditadura partidária” onde um pequeno grupo comanda os partidos. Pensa também em sugerir candidaturas avulsas, para qualquer cargo, de pessoas que não estejam filiadas a nenhum partido.

É o único representante do PPS e pelo critério da proporcionalidade na composição das comissões permanentes do Senado corre o risco de não vir a integrar nenhuma delas.  Ele se manifestou dizendo que “É um cerceamento do exercício do meu mandato”.

Pretende também combater com todo o vigor o PT. Já no início dos trabalhos, aparteou o senador José Pimentel (PT-CE) que elogiava o governo Lula:

- V. Exªs, sobretudo do PT e do meu ex-PMDB, têm a mania de achar que o Brasil foi inventado agora, no governo do presidente Lula. Costumo até falar que, daqui a pouco, V. Exªs vão dizer que foi o presidente Lula que abriu os portos e não Dom João VI (“…) Houve muitos presidentes neste país que fizeram tanto ou mais do que o presidente Lula – disparou Itamar”.

Seu governo foi motivo de grandes chacotas por parte da nossa imprensa (principalmente a paulista e a carioca).  Os cartunistas se deliciavam em retratá-lo com aquele topete; e não podemos nos esquecer quanto ao caso da namorada "sem calcinha" Lilian durante o desfile carnavalesco da Marquês de Sapucaí – RJ.  


Não podemos negar pontos altamente positivos na atuação de Itamar Franco quando presidente da República. Foi macho ao enfrentar o todo-poderoso-baiano ACM que acusava o governo dele de falcatruas. O fez perante a mídia, que havia convidado para testemunhar a entrega das “provas”. O bufão ACM afinou feio.

Só três reparos:

a) Não consigo entender o que ele diz. Parece um rádio velho chiando. Ou eu estou ficando surdo?

b) É crítico ácido de Lula, mesmo tendo sido “premiado” com a Embaixada brasileira Itália, num “dolce far niente” de muitos anos. Gostaria de saber do motivo de tanta animosidade.

c) Passou por bobalhão quando permitiu ao raposão do FHC apropriar-se do Plano Real, criado em seu governo. Ou ele não acreditava no plano e ficou murchinho? Vai saber, né? Todo mineiro é enrustido. Bichinho desconfiado.  Bom de prosa, mas bichinho desconfiado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário