"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Elitismo transparente no artigo de FHC

zé dirceu - um espaço para discussão no brasil

Publicado em 08-Out-2012

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a principal liderança nacional sem mandato na oposição, continua ativíssimo, o que é ótimo, na sustentação do grande debate político nacional. Além de entrevistas, palestras, seminários etc., quase diários, ele ressurge a cada 15 dias com seu artigo nos grandes jornalões, O Globo e O Estado de S.Paulo.

É o caso deste fim de semana em que ele fala que o Brasil montou o arcabouço, já tem as instituições democráticas, mas falta espírito e exercício de cidadania democrática por parte da população. O ex-presidente FHC dá alvíssaras ao julgamento da AP 470 em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo reconhecendo que esse julgamento "quase parou o país em pleno período eleitoral."

Até parece que a direita, os conservadores - com a mídia à frente -, não fizeram de tudo e não pressionaram para que o julgamento se desse na data e forma como ocorre até agora para chegar até o dia da eleição. "A condenação clara e indignada (pelos ministros da Corte) do mau uso da máquina pública revigora a crença na democracia", diz em certo trecho o ex-chefe do Estado brasileiro.

E a compra de votos para a reeleição?

Já sobre o fato de a compra de votos para a reeleição (mudança da qual ele foi o primeiro beneficiário) não ter sido apurada, de o "engavetador" Geral da República do tempo dele não ter aberto processo e nem feito a denúncia, e dos parlamentares que venderam o voto terem renunciado ao mandato para não serem investigados pelo Congresso etc., ele não diz uma palavra.

Tampouco fala da não apuração do "mensalão" de Minas (do deputado Eduardo Azeredo - PSDB-MG), parada há anos. Nem dos mais de 40 escândalos não apurados no governo dele. Mas o que FHC queria mesmo neste seu artigo quinzenal está no final do texto: propor uma aliança PSDB-PSB em 2014.

"Faz falta agora, mirando 2014, que os partidos que poderão eventualmente se beneficiar do sentimento contrário ao oportunismo corruptor prevalecente, especialmente PSDB e PSB, se disponham, cada um a seu modo ou se aliando, a sacudir a poeira que até agora embaçou o olhar de segmentos importantes da população brasileira", diz FHC ao defender a aliança PSDB-PSB para as eleições nacionais daqui a dois anos.

Não acredito nessa aliança PSDB-PSB para 2014

Sucesso para o ex-presidente em suas empreitadas em torno da formação desde já de uma aliança nacional PSB-PSDB - o que duvidamos. Mas, se vingar e acontecer, não será a primeira vez que o PT enfrenta uma eleição sem o PSB e outros aliados.

Só para ficar em um exemplo, o presidente Lula foi eleito em 2002 disputando com o tucano José Serra (que era apoiado pelo PMDB), com o ex-ministro Ciro Gomes, da coligação PPS-PTB-PDT e com o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, então do PSB.

Agora, o artigo de FHC deste fim de semana é de um elitismo e de uma hipocrisia lamentáveis. No fundo, em seu texto o ex-presidente termina dizendo que, como sempre, o povo não sabe o que faz. Que seu governo não foi acusado de corrupção e uso dessa máquina. E que o PSDB não usa a máquina pública. Isto tudo com seu partido campeão de ficha-sujas impugnados nesta eleição pela Justiça Eleitoral...

http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=1&Itemid=2



Nenhum comentário:

Postar um comentário