"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

domingo, 2 de dezembro de 2012

APAMAGIS e APMP REPUDIAM DECLARAÇÕES DE BARROS MUNHOZ

Tendo em vista as declarações prestadas pelo Senhor Deputado Barros Munhoz (PSDB), Presidente da Augusta Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em palestra proferida a prefeitos eleitos pelo partido no Estado, publicada no jornal Folha de São Paulo, nesta data, em que concita os eleitos a “se preparar para enfrentar os maiores inimigos da política: o Ministério Público e o Poder Judiciário”, as Entidades de Classe da Magistratura e do Ministério Público vêm esclarecer o quanto segue:


A Constituição Federal, visando o equilíbrio de forças entre os Poderes e a manutenção da Democracia, prevê as atribuições de cada ente político de modo a evitar que as decisões sejam concentradas.

O Poder Judiciário e o Ministério Público trabalham de forma transparente, sempre no interesse maior da população, sem qualquer escopo de natureza político-partidária, com a incumbência de zelar pelo Estado Democrático de Direito e, assim como os Senhores Parlamentares e membros do Poder Executivo, legitimamente eleitos, devem respeito à lei.

Somente aqueles que não compreendem o verdadeiro espírito da democracia percebem as outras Instituições (que não as em que atuam) como inimigas. Tanto o Poder Judiciário como o Ministério Público trabalham irmanados com os Poderes Executivo e Legislativo, sempre que o interesse público assim o exige, e se contrapõem apenas em situações específicas e nos limites da lei.

O inconformismo com a firmeza do caráter de Instituições caras à sociedade, como o Poder Judiciário ou o Ministério Público, não é consentâneo com as elevadas funções reservadas àqueles que dedicam suas vidas à representação política.

A Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS) e a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) se irmanam e repudiam, assim, as declarações do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e reforçam à população o compromisso de que ela é e sempre será o principal foco da atuação da Justiça.

São Paulo, 30 de novembro de 2012.

Desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira – Presidente da APAMAGIS

Procurador de Justiça Washington Epaminondas Medeiros Barra – Presidente da APMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário