"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

domingo, 17 de junho de 2012

Eis o lado negro de uma ditadura

Imprensa internacional repercute relato de Dilma sobre tortura                  
A imprensa internacional repercutiu neste domingo o relato da presidente Dilma Rousseff sobre as torturas sofridas nos porões da ditadura no Brasil, revelado em reportagem dos jornais O Estado de Minas e Correio Braziliense.
O site espanhol ABC destacou que Dilma foi torturada com choques elétricos, mencionando também os espancamentos e a tortura psicológica. O chileno La Nación assinalou que a presidente sofreu tortura em Juiz de Fora, Minas Gerais, durante o seu "cativeiro político", fato até então desconhecido.
Os choques e açoitamentos também foram os destaques no portal peruano24horas, que afirmou que a presidente foi submetida à tortura quando "era militante de esquerda e lutava contra o regime militar". A agência de notícias EFE contou, a partir das reportagens veiculadas nos periódicos brasileiros, os detalhes das sevícias sofridas pela presidente. "Dilma Rousseff foi colocada no pau de arara, apanhou de palmatória, levou choques e socos que causaram problemas graves na sua arcada dentária durante as torturas que sofreu na ditadura", publicou a agência.
Os jornais brasileiros divulgaram o relato de Dilma ao Conselho de Direitos Humanos de Minas Gerais concedido em 2001, no qual narra as torturas que sofreu entre 1970 e 1973, quando foi detida e condenada por um tribunal militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário