"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Problemas e dilemas dos EUA

A luta de classes política nos Estados Unidos         

Autor:  Jeffrey Sachs, professor de economia. Veja a íntegra do artigo aqui.

           
            O articulista aborda o crescente nível de corrupção política nos Estados Unidos da América.  O elevadíssimo custo das eleições é bancado por grandes empresas e contribuintes com o propósito de defender os maiores detentores da riqueza nacional.

Diz que além da política corrupta praticada pelos partidos, há crescente perda de moral cívica dos EUA. Tudo se resume a dinheiro. Muito dinheiro.  Tanto republicanos como democratas estão interessados em presentear os grandes contribuintes das campanhas com profundos cortes de impostos. De modo geral, há um frenesi em se reduzir a carga tributária e aumentar os benefícios sociais para todos.

A seu ver, esta política de redução dos impostos e incremento de benefícios destinados à saúde, educação, formação e infraestrutura, resulta num paradoxo perigoso, pois, o défict orçamentário dos EUA é enorme e insustentável.  Cerca de 1 trilhão de dólares anuais.  

            Acrescenta que, hoje, o 1% dos mais ricos detém recursos mais do que 90%  de outras faixas abaixo.  Que a receita anual dos 12 mil lares mais ricos é maior do que dos 24 milhões de lares mais pobres.  Os mais pobres enfrentam cortes nos programas sociais e desemprego elevado. Um em cada oito estadunidenses depende de cartões de alimentação para comer.

            O temor dos partidos é que, no futuro, vejam-se obrigados a atacar o déficit orçamentário: elevar impostos para os ricos, cortar benefícios sociais, diminuir despesas de custeio e investimentos.

            O professor afirma que congressistas republicamos estão a dizer que farão, mesmo que temporariamente, cortes nos gastos públicos para começar a reduzir o déficit. Mas evitarão promover tais cortes no orçamento das Forças Armadas, ou seja, na indústria bélica de armamento, na inútil guerra no Afeganistão. E restará, então, a eliminação de benefícios sociais.

            Após questionar da oportunidade de tais medidas, o professor diz que Barak Obama chegou ao poder com promessas de mudança e que, até agora, não fez nenhuma. Que está umbelicalmente ligado aos banqueiros de Wall Street .  

            Conjectura da possibilidade do surgimento de terceiro partido que se comprometa com a limpeza na política e a restauração da decência e justiça. 

            Os efeitos da globalização, o crescimento vertiginoso dos meios de comunicação, o aprimoramento do conhecimento humano, as novas técnicas, modernizações, têm provocado profundas transformações na vida dos países. O nível de exigência por condições melhores por parte das populações vem aumentando a olhos vistos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário