"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

UM "TRAPALHÃO" NO ORIENTE MÉDIO?

De acordo com site WikiLeaks a embaixada norte-americana sediada em Brasília considerava que a política brasileira para o Oriente Médio como mão pesada", "desajeitada", cheia de "generalidades anódinas" e "sem profundidade".

Em 2008, o embaixador americano Clifford Sobel enviou cabograma em que dizia:

"Até agora, as iniciativas do Brasil para o Oriente Médio são, na melhor das hipóteses, desajeitadas, e as declarações do governo brasileiro sobre questões-chave para a região atrapalham as negociações."

Além de comentar a atuação do chanceler brasileiro Celso Amorim por críticas feitas a Israel, Estados Unidos da América e sobre o programa nuclear iraniano, acrescentou:

"As políticas prejudiciais e declarações equivocadas do Brasil sobre a região atrapalham a política dos EUA no Oriente Médio" e “a visita de Amorim à região podem minar o processo de paz".

Outro despacho descreve uma conversa do atual chanceler Antonio Patriota, então chefe de gabinete de Amorim, com o embaixador americano.

O representante americano pediu que o Brasil discutisse com os EUA suas iniciativas para a região. A resposta de Patriota teria sido que o Brasil "não precisa de permissão" dos EUA para conduzir sua política externa.

O rabino HENRI SOBEL, aquele envolvido no rumoroso caso de roubo de gravatas em Nova Iorque, teria afirmado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva era “antissemita”.

Nada como sabermos das verdadeiras motivações que movem governantes e suas geopolíticas. Sob os refletores da ribalta a conversa é uma, nos camarins é outra.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário