"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Khadafi exorta protestos contra Israel

معمر القذافي
O controvertido presidente da Líbia (para muitos ditador) aproveitando dos recentes acontecimentos no Egito, exortou refugiados palestinos de vários países como Jordânia, Síria, Líbano, da própria Líbia a se organizarem para protestar contra a ocupação dos seus ex-territórios invadidos por Israel.

Khadafi, no poder desde 1969, sugeriu que tais protestos sejam ser feitos de forma pacífica  e que seu integrantes portem ramos de oliveira, como símbolo da paz.

Disse que ser contrário a que países muçulmanos e árabes mantenham relações com Israel.  
Chamou esses países de vendidos, infiéis e covardes.

Quem é Muammar al-Khadafi  

É um militar bastante considerado por sua inteligência privilegiada e liderança.  Ao assumir poder em 1969, como presidente do Conselho da Revolução, nacionalizou a indústria do petróleo, proibiu a sua exportação para os EUA e confiscou propriedades internacionais.

Exigiu e obteve a retirada norte-americana e inglesa de bases militares do seu país, expulsou as comunidades judaicas do território líbio.  É acusado de financiar grupos terroristas.

Declarou ilegais as bebidas alcoólicas e os jogos de azar, fechou as danceterias, bordéis e bares trazidos pelos estadunidenses, impondo à toda Líbia respeito aos preceitos e morais do Islamismo.

Aumentou decididamente a participação das mulheres na sociedade.


Após sua mulher e sua filha morrerem em um bombardeio norte-americano a Trípoli, Khadafi se distanciou superficialmente de suas alianças com grupos terroristas.

Tinha como modelo o líder Gamal Abdel Nasser que presidiu o Egito entre 1954 a 1970, ano de sua morte.

Curiosidade:  tal qual o recém defenestrado ditador egípcio Mubarak, é vaidoso e pinta os cabelos com tinta preta forte.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário