"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Hegemonia dos EUA
Bush quer ampliar sua influência na América do Sul
Roberto Candelori
Especial para a Folha de S.Paulo
          Periódicos latino-americanos divulgaram que os EUA e o Paraguai haviam firmado um acordo para a instalação de uma base militar norte-americana em solo paraguaio. A suposta base seria construída próximo à Tríplice Fronteira, área, segundo Washington, suspeita de abrigar extremistas islâmicos.

          A história da hegemonia norte-americana no continente nos remete a dois momentos importantes: primeiro a Doutrina Monroe, de 1820, cuja máxima "A América para os americanos" traduziu a liderança sobre toda a América. Depois a política intervencionista do "Big Stick", o "grande porrete" de Roosevelt (1901-1909), que resultou em intervenções militares.

          Agora, George W. Bush manifesta a pretensão de consolidar e de ampliar sua influência no sul da América. Washington tem uma nova estratégia hegemônica: aposta suas fichas na consolidação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) com vista a transformar o continente num gigantesco mercado para a circulação de produtos "Made in USA".
Sustenta a logística do Plano Colômbia, marcando posição na luta contra o narcotráfico, e em um aviso dirigido à Venezuela pressiona a OEA (Organização dos Estados Americanos) para que monitore os regimes democráticos da região.

          Agora com um discurso disfarçado de cooperação militar, a Casa Branca crava suas bases no território do país vizinho. Para os críticos, atrás dessa retórica da defesa da democracia, do combate ao narcotráfico e da luta contra o terror, o que de fato existe nessa presença estratégica é o interesse nas riquezas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário