"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Oriente Médio – Um Caldeirão em Ebulição


Multidão comemora uma semana da queda de Mubarak no Cairo

Organizadores esperam reunir, hoje, na Praça Tahrir - Cairo, até um milhão de pessoas para participar da manifestação, com o objetivo de manter a pressão sobre o governo do país, atualmente nas mãos de militares.
Os manifestantes querem a suspensão das leis de exceção e a libertação de presos políticos, entre outras demandas.
Manifestantes pró-Mubarak planejavam, também para esta sexta-feira, o que chamaram de "contra-passeata", para protestar contra a queda do presidente Hosni Mubarak. Ele e sua família estão descansando no balneário egípcio de Sharm el-Sheikh. Após 30 anos no poder, bem que ele merece esse relax, né não?
A vida no Egito ainda não voltou ao normal, com tanques nas ruas do Cairo, greves, bancos e escolas fechados.
Porta-voz gal. Ismail Etmaan declarou na TV que as Forças Armadas não têm ambições políticas futuras e querem entregar o poder a partidos civis quando eles estiverem fortes, para que não desabem".
Ainda bem que ele esclareceu que a entrega do poder aos civis dar-se-á quando os partidos estiverem fortes!  Como  o critério é subjetivo, se demorar mais uns 30 anos, não reparem!

EUA vão destinar US$ 150 milhões para ajudar transição no Egito, diz Hillary

Serão despendidos grandes esforços na transição democrática do poder e na recuperação da economia do Egito, disse a nossa querida dama de ferro estadunidense.
O “chequinho” será da ordem de 150 milhões naquela moeda valorizada e cheia de lastro!  
Segundo Hillary, representantes do Departamento de Estado e da Casa Branca deverão viajar ao Egito na próxima semana para discutir como os Estados Unidos podem fornecer assistência. E fazer a transição do governo de forma que tudo permaneça do jeito que está, acrescento.
Muito bem, dona Hillary.  Nessas alturas, acho que o gênio da garrafa já escapou e é ele que está comandando o baita fuzuê nas mil e um noites pelas bandas orientais!  

Manifestantes anti-Khadafi convocam 'dia de fúria' na Líbia

Manifestantes na Líbia planejam realizar nesta quinta-feira uma série de manifestações de rua contra o governo do líder do país, Muamar Khadafi, 42 anos no poder, inspirados pelos protestos no Egito e na Tunísia. 
Khadafi será o primeiro faraó da Líbia, sem direito a pirâmide. Seu corpo será mumificado à base de botox e os cabelos coloridos de amarelo abacate.
O líder líbio diz que o regime de seu país difere do modelo ocidental de democracia e que seu país é administrado por uma série de comitês populares. Críticos dizem que o país é um Estado policial controlado com mão de ferro.
De acordo com a mídia estatal, também foram registradas manifestações pró-Khadafi em diferentes pontos do país, nos quais manifestantes entoaram slogans como ''Nós sacrificaremos nosso sangue e nossas almas por você, nosso líder'' ou ''Nós somos uma geração construída por Muamar e quem desafiá-la será destruído''.
Se o grande "guia" deles fosse os FHC, que canção entoariam? Tucano misteriosoooo, pássaro formosoooo, o seu destinoooo ééééé ser o nosso guiaaaaa...

Bahrein proíbe manifestações

As forças de segurança em Bahrein usaram tanques, veículos de polícia e arame farpado para cercar e isolar a praça central em Manama, capital do país.
Milhares de manifestantes foram evacuados à força da praça durante a madrugada desta quinta-feira pela polícia, que usou bombas de gás lacrimogêneo e golpes de bastão.
Esse arsenal é o cartão-de-visita favorito por aquelas paragens; tudo para garantir a integridade dos cidadãos que irão participar do programa “A praça é nossa”.
De acordo com a BBC de Londres, a polícia matou pelos menos 3 pessoas e mais de 300 pessoas foram feridas.  Justificavas: acontece que acabou o estoque de balas de borracha e eles tiveram, a contra-gosto, de usar balas convencionais contra os manifestantes, também conhecido por povo.  Aquele em que toda a Constituição que se preza aparece como detentor do poder e este será exercido em seu santo nome.
Sabem por que tudo isso tem acontece do Bahrein? É porque os chatos dos manifestantes pedem a libertação dos prisioneiros políticos, a criação de empregos e a construção de casas populares, o estabelecimento de um Parlamento mais representativo, uma nova Constituição e um novo gabinete que não inclua o atual primeiro-ministro, xeque Khalifa bin Salman Al Khalifa, que está no cargo há 40 anos.
Quem mandou apresentar tantas exigências de uma só vez?  Cacete neles!
E depois, aqui no Brasil, reclamam do Sarney!  Que está no Senado só para figuração.  Participação ativa mesmo é ser "imortal" na ABL.  

Manifestantes se enfrentam durante funeral de ativista no Irã
Ativistas contrários e a favor do regime do Irã se enfrentaram nesta quarta-feira durante o funeral do estudante Saneh Jaleh morto em protestos contra o governo realizados na segunda-feira.
O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad afirmou, em entrevista, que “inimigos” estão tentando “manchar o esplendor da nação iraniana”.
Na semana anterior, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, havia elogiado os protestos no Egito, os quais comparou à Revolução Islâmica de 1979 no Irã.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou duramente a resposta das autoridades iranianas aos protestos.
“Acho irônico que você tenha o regime iraniano pretendendo celebrar o que aconteceu no Egito, quando de fato eles agiram em contraste direto com o que aconteceu no Egito ao abater e golpear pessoas que estavam tentando se expressar pacificamente”, disse o presidente americano.
Estados Unidos of America estão preocupados

INCRÍVEL!  Os Estados Unidos têm manifestado preocupações com a violência nos países aliados e pediram moderação e respeito aos "direitos universais de seus cidadãos" e a "seus direitos a protestar". 

OLHOS ABERTOS! Os Estados Unidos estão muito preocupados e acompanham de perto os eventos em toda a região.

COLABORAÇÃO DESINTERESSADA! Já estão enviando representantes para ensinar como se faz a transição pacífica do poder na região, dólares a granel que acabaram de sair das prensas e rotativas de imprensão e armamento moderno para garantir a segurança dos manifestantes. 

TURISMO DA ALEGRIA! Até estão oferecendo aos mais exaltados uma viagem de turismo a fim de conhecer o sol, as praias e as delícias do balneário Guantânamo, que fica na Isla de los hermanos Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário