"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

domingo, 3 de abril de 2011

Líbia e EUA - Negócios nebulosos

Artigo do blogueiro Matt Taibbi publicado na revista Rolling Stone, de 1º abril de 2011

Matt Taibbi
Matt Taibbi

Porque o FED* socorre Kadafi?

Barack Obama, emitiu recentemente um decreto que institui uma série de sanções contra a Líbia, não apenas congelando seus ativos, mas também proibindo norte-americanos de manter negócios com bancos líbios.

Portanto, você se surpreenderá ao saber que os Estados Unidos colocaram à disposição bilhões de dólares em ajuda a Kadafi e ao Banco Central da Líbia, através de uma subsidiária do banco que opera a partir do Bahrein. E se surpreenderá ao saber, que uma semana após as determinações da parte de Obama, o Departamento do Tesouro dos EUA emitiu uma ordem sigilosa para permitir que este e outros bancos de propriedade da Líbia continuassem a funcionar sem qualquer restrição.

Deparei-me com o curioso caso do Arab Banking Corporation, mais conhecido como ABC, quando pesquisava uma história sobre os resultados da auditoria do Reserve Federal. Essa história, que será lançada na Rolling Stone em duas semanas, analisará minuciosamente algumas das muitas estranhas descobertas feitas pelos inspetores do Senado em meio à lista recém divulgada de beneficiários da ajuda e socorro de emergência, uma lista que inclui nomes bastante importantes, empresas industriais estrangeiras concorrentes, fundos de hedge em nações  tipo paraíso fiscal, várias figuras notáveis de Wall Street (e alguns de seus parentes). Você vai querer ver esta lista incrível quando sair; por isso, certifique-se de verificar as bancas em duas semanas.

Essa lista se tornou pública, como resultado de uma emenda acrescentada ao projeto de reforma financeira “Dodd Frank”, patrocinada pelo senador Bernie Sanders, de Vermont. A emenda obrigou o Federal Reserve a abrir os seus livros pela primeira vez e tornar público os nomes dos particulares e das empresas que receberam empréstimos de emergência e resgate de verbas durante o período aproximado de dois anos, entre o crash de 2008 e aprovação do projeto de lei “Dodd Frank”.

O pessoal de Bernie encontrou na referida lista, entre outras coisas, cerca de US $ 26 bilhões em empréstimos extremamente baratos (tão baixo como quarto de um por cento!) concedido ao banco ABC durante um período de anos, começando em dezembro de 2007 e continuando até recentemente, em fevereiro de 2010. O senador enviou uma carta a Ben Bernanke, exigindo mais informações sobre este empréstimo (entre outros), mas a resposta que recebeu foi evasiva.

Quando comecei a trabalhar nesta história, um dos assessores de Sanders foi cuidadoso ao apontar os empréstimos ABC. Mais tarde, dei uma olhada na empresa e descobri que os empréstimos feitos ao Banco Central da Líbia representavam 59% do total, o que julguei muito estranho, mesmo para os padrões geralmente insanos da época de resgate. Por que - eu me perguntava - o Federal Reserve concedeu a Muammar Kadafi $ 26 bilhões em empréstimos de quase zero de juros? 

Por que o governo dos EUA permitiu que um banco, predominantemente de propriedade do Banco Central da Líbia, uma instituição à qual os EUA impuseram sanções econômicas rigorosas, pode operar duas agências bancárias dentro das nossas fronteiras?

Nem o FED nem Tesouro até agora deram explicações para esses empréstimos; o Tesouro apenas explicou que o ABC não estava sujeito a sanções.
Os empréstimos do ABC são apenas um exemplo das loucuras dos auxílios do FED. Existem 21 mil operações na lista do FED de nomes citados, e "cada um desses ... é ultrajante", como um assessor Sanders colocou. Você ficará chocado, com certeza, ao descobrir quem está nessa lista. Nós teremos muito mais novidades sobre os outros empréstimos na próxima edição da Rolling Stone.


(*) – FED ou Reserva Federal dos Estados Unidos da América  é o Banco Central dos EUA. Também conhecido por Reserve Federal.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário