"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

domingo, 17 de abril de 2011

Traduza-me ou te devoro!

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso depois de externar o seu pensamento no artigo "O Papel da Oposição" de 13 do corrente, em que incita os seus aliados partidários (PSDB-DEM-PPS) a "chutar" o povão e concentrar seus esforços na cooptação da classe média, gerou comoção e preocupação no que tange à sua saúde mental. Será que ele propôs suicídio político aos seus pares, ou seja, que abandonem os pobres? 


É um discurso longo, contraditório como sempre foi a fala do ex-presidente.  Nem sim nem não, sempre encima do muro.  É difícil, numa leitura rápida, encontrar coisas interessantes e prazerosas.


Vamos perdoá-lo por sua frase (será mais uma em seu rico anedotário), no mínimo, infeliz. Certo? Com oposicionista-em-chefe desse naipe a coisa fica mais fácil.


Entretanto, houve correligionários, que por falta de imaginação ou até mesmo obrigação, aplaudiram e defenderam as colocações com vapores de sabedoria, próprias do tucanato. Vários se apressaram em dizer que ele foi mal compreendido. 


Até penso que FHC não está tão gagá como supus à primeira vista.  Talvez tenha lançado propostas absurdas, porém diversionistas.


Não sei se precisava tanto mesmo sabendo-se da luta intra-corpore reinante no seio da oposição.  Seus colegas são extremamente esclarecidos, cheios de saberes, pompa e prestígio, bem aquinhoados financeiramente.  Eles entendem perfeitamente a linguagem que utilizam: o tucanês!  Língua de vocábulos empolados, de duplo sentido. 


Quem se aventura a traduzir FHC?


Assim, quem desejar se dar ao trabalho de uma análise profunda do texto "feagaciano", comece por traduzir o que o próprio diz na imagem abaixo.  E boa sorte!


Observções:
- "surripiei" a foto do blog do Eduardo Guimarães:  http://www.blogcidadania.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário