"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Lucas, 8:17,12:2 em Mateus10:26

"Corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene". Amós (570-550 a.c.)

"Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam".

Santo Agostinho

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Blog do Serra - O governo que não começou

Estadão, 22/12/2012  (2012?)

Em essência, ao término do seu primeiro ano de mandato pode-se dizer que o Governo Dilma ainda não começou. Não se sabe ainda a que veio, quais seus rumos. A boa nota atribuída à presidente nas pesquisas talvez seja, em parte, um voto de confiança para que definitivamente comece a governar a partir de 1.º de janeiro de 2012.
O crescimento encolheu; a indústria e o investimento industrial caíram mais do que proporcionalmente; grandes empresas continuam procurando e realizando investimentos no exterior; os investimentos públicos se retraíram; os incentivos fáceis ao consumo de bens duráveis foram retomados, com impacto maior sobre as importações; a carga tributária aumentou e os juros reais anualizados, apesar da decisão correta do Banco Central de reduzí-los em cerca de um oitavo, continuam os campeões mundiais – cerca de 5,5%. Note-se que os comemorados investimentos da Petrobrás têm ficado bem abaixo do previsto e que seu impacto de demanda sobre a indústria doméstica tem sido medíocre, pela falta de planejamento e de reforço da engenharia nacional.

Na área social, houve uma ampliação cosmética de transferências de renda. A Saúde sofre críticas veementes da população, tendo os gastos federais no setor recuado em relação às receitas correntes. Na Educação, permanece a centralização e a lentidão no Ensino Técnico, a inércia no Ensino Superior, e o espetáculo triste das provas de avaliação, ENEM à frente.

Dois programas novos, copiados das propostas da oposição na campanha do ano passado, não foram até agora adiante: o Mãe Cegonha (era “Mãe Brasileira”) e o Pronatec (era o “Protec”, então satanizado pelo petismo). Um ano teria representado tempo demais para implantá-los. Note-se que o Pronatec não permite dar bolsas a alunos de escolas técnicas privadas, discriminação absurda e pouco prática, enquanto o ProUni faz prodigamente o contrário.

Outros segmentos da área social não foram bem. No Saneamento, predominou a conversa mole, apesar de que 54% dos lares brasileiros não estão sequer ligados a redes de esgotos. Cogita-se agora adotar uma proposta nossa 2007 e vetada reiteradamente pelo governo Lula-Dilma : eliminar os tributos sobre as empresas de saneamento (trata-se do PIS-Cofins, aumentado em 2004), em troca de mais investimentos em áreas carentes. São mais de 2 bilhões de reais por ano. Esperemos que o recuo de fato aconteça e que seja bem feito.

Na Segurança, prosseguiu o show de retórica, sem a prática correspondente. Continua o falatório sobre o Pronasci, um dos programas mais fracassados da história: previu reduzir a taxa de homicídios à metade até 2010, mas ela permaneceu no mesmo lugar, lá no alto. O agravamento dos homicídios em vários estados não tem provocado nenhuma ação federal intensa e consequente.

As fronteiras continuam com suas veias abertas. Mas contratou-se agência de publicidade para, entre outras coisas, “melhorar a sensação de insegurança sobre as fronteiras”, com gasto de 10 milhões de reais/ano, equivalente a uns 60% do que foi destinado melhorar o sistema de defesa fronteiriço!

E em relação ao crack, que mistura Saúde e Segurança? De novo grandes anúncios, mas nada prático de janeiro a dezembro, longo tempo para ter-se feito alguma coisa.

A infraestrutura, prossegue a marcha da insensatez. Já falamos muito sobre isso. A capacidade executiva do governo nessa área está rente ao chão, e as concessões ou são mal feitas, como nas estradas, ou vêm com atraso de anos, como nos aeroportos (e os que propunham isso na campanha eram demonizados), ou estão engatinhando, como no caso dos portos. Não se conseguiu fazer nenhuma Parceria Público Privada em nove anos!

A falta de planejamento continua gritante. Dois exemplos. Os linhões da Usina de Santo Antonio, em Rondônia, se atrasaram vis a vis o começo da geração, o que vai levar ao subaproveitamento dos investimentos. No Pará, a eclusa de Tucuruí no Rio Tocantins, recém concluída depois de décadas, custou uma fortuna mas não tornará o rio navegável, pois falta remover os pedrais a montante e a jusante. Assim, o retorno dos bilhões já gastos foi dramaticamente postegado.

A transposição do São Francisco não anda, face ao projeto básico mal feito, e as obras já feitas se deterioram. Ah, sim, mantém-se o alucinado projeto do trem bala RJ/SP: 65 bilhões de reais, só para passageiros, sem demanda que o justifique e completamente fora de esquadro em matéria de prioridades.

No campo legislativo, a propalada reforma política só serviu para ocupar a imprensa – jogou-se pela janela a oportunidade de uma medida fácil de adotar por lei e virtuosa no que diz respeito ao apuro democrático à redução de custos de campanha: o voto distrital nos municípios de mais de 200 mil eleitores.Reforma Tributária? Nada fora o falatório. Royalties do Petróleo? Governo sem liderança para arbitrar um problema que ele próprio criou.

De resto, mudanças perigosas na legislação das concorrências, tendo como pretexto a Copa do Mundo. Aprovada para ser realizada no Brasil há 4,5 anos, a Copa deu lugar a comemorações e muita propaganda. Mas sequer a Lei da Copa foi votada e as obras estão desarticuladas, com imenso potencial de custos e escândalos. Sabem qual a medida mais inovadora nessa área? O anúncio de que serão antecipados os recessos escolares e decretados feriados nos dias de jogos, para aliviar a demanda por serviços urbanos…

O grande sucesso do PT no seu primeiro ano de governo , em 2003, foi o Fome Zero, programa bem avaliado em pesquisas, mas que não existiu. O grande sucesso em 2011, nono ano de governo petista, foi a faxina, que também não existiu. Mas serviu para preencher o tempo: seis ministros sairam por denúncias da imprensa e pressão da opinião pública, e, ao que tudo indica, o processo não vai acabar.

Outros 30 ou 40% dos esforços foram empregados no infindável jogo da comunicação: anúncios, propaganda paga, ameaças à liberdade de imprensa e fortalecimento do pseudojornalismo, destinado a tentar moer reputações e chantagear a imprensa séria. Uma obra e tanto para o primeiro ano do terceiro governo do PT!

http://www.joseserra.com.br/archives/artigo/o-ano-que-nao-comecou#comment-9354

COMENTÁRIOS:

Como disse Protágoras: "O homem é a medida de todas as coisas, aquelas que são enquanto são e aquelas que são enquanto não são". Toda crítica é importante, mesmo a crítica pela crítica, ou seja, só para fazer oposição - ser contra.

Seu artigo é bom, só que ele perde um pouco a credibilidade porque o senhor não é uma pessoa neutra. Tipo, eu prefiro não me intrometer na política e ser livre para fazer as críticas. É lógico que o senhor tem todo o direito de escrever o que quiser e, também, tem milhares de leitores, a questão é que a credibilidade do senhor se restringe aos simpatizantes do PSDB. O contexto que o senhor escreve não tem um caráter universal...
Um abraço
Luiz Claudio 22/12/2011 às 10:20

O PT de Lula e Dilma já sacou que a população é composta de uma grande massa de analfabetos políticos e alienados, portanto, não têm compromisso com o que dizem e nem com a coisa pública, é impressionante. Enquanto a oposição não conseguir atingir esta população em tempo real eles vão ficar 100 anos no poder, digo, incompetência do ENEM, a continuidade de compra de apoio político, quanto custa estes palanques montados pelo Lula e PT e especialmente que o Gov. Dilma foi eleito pelo dinheiro dessa corrupção que fez com que seus ministros tenham sido afastados por pressão da imprensa etc... sei que quem bancar isso será processado, massacrado, ameaçado e tudo que é prática comum no mundo da guerrilha. Não deixem só para época das eleições, se liguem!!!. Assim como Palocci, Pimentel também foi um dos principais coordenadores da campanha do Gov. Dilma. Será que a posse do Sen. Jader está diretamente ligada á aprovação da DRU ??

Datan 22/12/2011 às 10:59

Esse é o jeito petista de governar. Satanizar o que deu muitíssimo certo na gestão FHC como as privatizações, roubar projetos da oposição e nomeá-lo com outro nome e dizer que foram eles que criaram e incrementaram, maquiar dados do governo para enganarar a população, entre outras maracutaias. E o povo fica elogiando essa corja como se eles estivessem realmente fazendo alguma coisa por nós. Não foi àtoa que os vermes aparelharam o Estado Brasileiro. Que Deus nos livre desse povo lazarento.
Maria José Carvalho Coelho 22/12/2011 às 11:16

Uma ótima reflexão sobre o 1º ano do governo Dilma. Não há uma direção clara definida. Falta planejamento de curto, médio e longo prazos. É muito jogo de comunicação que visa criar uma percepção favorável junto à sociedade. Cabe a oposição saber usar uma estratégia correta. Por que não discutir isto de forma ampla? A melhor forma de vencer uma "guerra" é colocar em prática os ensinamentos de Sun Tzu, no livro A arte da guerra. Isto se aplica à política, futebol...
Edinaldo Marques 22/12/2011 às 11:57

Quanto a pesquisa, nos últimos anos, pesquisas parece coisa encomendada.
Quanto ao governo, a cada dia que passa parece que não começar nunca.Por que foi em 2002 o seu inicio.
Abraço ao Senhor José Serra,merecedor de muitos aplausos.Feliz Natal,um ano novo de conquistas.
carlos robertson 22/12/2011 às 12:14

Excelente a avaliação do futuro presidente José Serra!
Rodrigo 22/12/2011 às 12:40

Brilhante como sempre. Apesar das infamias te considero o politico com a melhor visão do que está acontecendo. O país está no meio do Oceano, perdido, sem saber qual rumo tomar e o comandante não sabe utilizar os instrumentos de navegaçao. Perdemos mais uma oportunidade de andar para frente. Damos dois passos para frente, um para trás e os outros países dão saltos....eis a diferença.....
bruno 22/12/2011 às 12:56

Bela retrospectiva deste ano que já se vai...
Está ai a vóz da oposição!!!
Parabéns José Serra, está cumprindo o papel que foi dado por mais de 40 milhões de brasileiros!!!
José Alexandre 22/12/2011 às 13:01

Se mais pessoas em nosso Pais mantivessem-se informados sobre a nossa atual situação, pessoas como a Sra Dilma não estariam a frente do governo. Mas .... Paciência, dias melhores virão, enquanto isso agradeço em nos manter informados. Abraços.
Anderson Trevisan 22/12/2011 às 13:12

Serra, nossas liderenças no País são esses que V. bem relata nos seus dois artigos. Por favor, precisamos mudar essas esmolas que dão ao povo chamadado de ex-carente, que provém essa pesquisa alta em favor do governo. Contamos com Voces da oposição, firme, forte, consistente, insistente, persistente, honesta, pra frente. Voces tem que movimentar camadas sociais (sabem quais são). Não tenho outra opinião.
Tchau
Feliz Natal
Ótimo Ano 2012 para todo(as) nós pessoas de bem.
gilda augusta 22/12/2011 às 13:22

Sr. José Serra,
Excelente artigo, como sempre!
Que a oposição possa se unir e se reunir em 2012 para fazer frente ao poderio da propaganda oficial.
Espero que as minorias legislativas na esfera federal tenham aprendido o caminho das pedras e saibam se posicionar diante das tentativas governistas de eliminar a oposição - como se houvesse democracia sem esta!
E que em 2012 e nos anos seguintes possamos contar com discursos como o que vai acima - somente assim poderemos construir o Brasil que queremos!
Um feliz Natal a você e aos seus!
Adézio Machado 22/12/2011 às 13:27

Cai fora, Luiz Claudio (22/12, 10h20).
Ou primeiro pense, depois, fale.
Quanto ao grande formador de opinião Sr. José Serra, os nossos sinceros votos de um Santo Natal, c/ muita luz p/ iluminar o próximo 2012!
Abraços, extensivos ao leitor das 10h20!
Meus votos de Luz não é só p/ alguns.
Boas Festas!
José Pereira 22/12/2011 às 13:27

Há tempos que os governos do PT soam como o lendário Sassá Mutema prometendo o Nirvana. A seguir bravateam como se tudo fossem rosas. Seu artigo desmistifica a basófia deste primeiro ano, em que todos os índices mensuráveis que possam atestar um governo competente foram pífios. Além disso, usurpam ideias da oposição sem a capacidade empresarial de implantar os programas com a eficácia desejada. Enfim, triste panorama presente e sombria perspectiva futura com este modelo de governo.
Floriano Pesaro 22/12/2011 às 13:31

O senhor pode não ser neutro, mas não li nada de errado neste texto. Nenhuma mentira, apenas FATOS. Caso Alguém discorde do que está no texto, que refute com fatos. Não apenas com falacias e frases de pessoas renomadas.
Os fatos são peremptórios ... Seu texto não se restringe a simpatizantes do PSDB e sim a todos que sabem filtrar a demagogia do PT.
Parabéns !
Eduardo 22/12/2011 às 13:32
@Luiz Claudio:

Deixa eu entender, o Serra não tem credibilidade porque não é neutro? Esse seu pensamento é um dos sintomas da probreza do debate político no Brasil. A função da oposição é examente esse: analizar os acontecimentos e oferecer soluções baseadas em valores, que nunca serão compartilhados por tota a sociedade (quando isso acontece temos o totalitarismo). Infelizmente no Brasil hoje a roubalheira desenfreada se tornou em uma prática política aceitável. O senhor pode ser "neutro" em relação a toda essa corrupção, mas eu não sou. E gostaria muito que a oposição fosse mais corajosa em atacar o governo ness ponto. Infelizmente se esqueceram o Palocci. Ainda quero saber de onde veio o dinheiro dele.
Marcus Carvalho 22/12/2011 às 13:54

José Serra,
Como sempre preciso, e também muito didático em suas análises. Quem discordar do seu artigo que demonstre com os fatos, não é mesmo?
Agora, o que mais impressiona é a vontade do petismo em querer aposentá-lo da vida pública. Não contente em mandar no governo, estão querendo fazer o mesmo com a oposição. Haja paciência!!
Em 2014 estão pretendeno impor uma candidaturá dócil ou cordial. Dessa forma é mais fácil de se contrapor ao petismo...
Mas neste simulacro o Brasil não pode cair. Portanto, quero ouvi-lo : "veras que um filho teu não foge à luta".
Eduardo Borges 22/12/2011 às 14:09

E alguém esperava que o governo fosse diferente? Eu nunca tive esperança. E a copa do mundo foi usada como propaganda política do governo do "nunca antes neste país"
Trem bala, balela e propaganda política. Se fizermos uma pesquisa junto à população, quem é a favor do tal TREM BALA", o resultado com cereteza será rizível. O governo que está aí é um escandalo em todos os sentidos. O brasileiro merece, votou nele e depois nela.
Edna 22/12/2011 às 14:10

Vc esqueceu um fato importante. A volta da indexação na economia e da inflação.
emilio 22/12/2011 às 14:15

Prezados,
Este resumo (artigo) não reflete tudo infelizmente, mas são muitos pontos para nossa reflexão.
Lembrar que no próximo ano teremos eleições. Vamos pensar em mudar, participar mais dos pontos comuns da sociedade.
Usar os meios de comunicação disponiveis para nos aproximar e juntos podermos definir (elejer) melhor nossos representantes.
Saúde, prosperidade e respeito ao próximo!
Carlos Almeida 22/12/2011 às 14:27

Já disse, o texto é bom e possui verdades. Só aviso aos navegantes que política não é só emoção, isso é mal para a própria política - torcer para um determinado partido político como se torce para um time de futebol, as pessoas se tornam "cegas", dogmáticas. Para os políticos e para os partidos esse tipo de comportamento "ingênuo" é ótimo, mas, muito mal para a própria política.
Precisamos de pessoas críticas conscientes, que elegiam o que é o bom e critica o que é mal independente se é PT, PSDB, ou qualquer partido que seja.
Luiz Claudio 22/12/2011 às 14:39

Nada de novo no mundo do PT como bem ilustra e até documenta o artigo de José Serra; ou seja muito show e nada de realizações.
Antonio Felippe 22/12/2011 às 14:45

Otima retrospectiva deste ano de desalento. Ele nos mostra como será terrivel esperar mais 3 anos na expectativa de que tenhamos lideres que sabem gerir a coisa publica.
Gostaria que pudesse, em algum momento, avaliar os gastos e investimentos e as receitas, qualitativamente, de modo que tenhamos condições de alimentar nossas conversas com outros amigos e leitores e realçar as diferenças. Por exemplo: neste ano o impostometro indica que o total de tributos arrecadados ficará em torno de 1,5 trilhões. E em 2002, quanto foi? O que foi Gasto em educação lá e o que foi neste ano?
Agradeço por estar atento em mostrar informações e não o puro proselitismo. UM NATAL ABENÇOADO E QUE 2012 POSSAMOS TODOS FAZER UM ANO MELHOR.
joao jose augusto 22/12/2011 às 14:55

... e só 40 milhões de brasileiro tiveram capacidade pra escolher o melhor candidato em 2010.
Maria Augusta 22/12/2011 às 15:01

Bom, pela constatação acima , a qual aliás bate com a de outras pessoas ilustres como : empresários, economistas, analistas políticos e jornalistas, não mudou nada nestes 9 últimos anos. Continuamos na mesma, talvez, demos um ou dois passos curtos para frente. As mentiras continuam com o mesmo ímpeto, a falta de controle administrativo e gerencial pelos órgãos do governo continua o mesmo, mas a propaganda está cada vez mais forte. É exatamente o que está dando subsistencia ao governo e uma boa taxa de aprovação, resultado do nível educacional do nosso povo (problema dos governos que tivemos até hoje).
Para o bem do nosso país e do nosso povo, espero que em 2012 as promessas de campanha e as necessidades prioritárias que necessitamos sejam atacadas.
Parabéns Sr. Serra pelo artigo altamente informativo, será impresso e guardado na pasta "Nossos Governantes".
Um Feliz Natal e 2012 Venturoso, extensivo a família.
Pedro Quina de Siqueira Junior 22/12/2011 às 16:04

Boa tarde, Sr. Serra
Realmente, o PT veio apenas para fazer demagogia e se apoderar do governo, com medidas demagógicas.
Eu só queira comentar um único item de sua fala, a fim de não ficar muito extenso o meu comentário. O Brasil, nunca poderia fazer uma copa do mundo de futebol, com tantos problemas a resolver. Quiz fazer demagogia para o mundo. As verbas a serem aplicadas na Copa, não são primordiais. A saúde no B rasil é uma desgraça. Temos 75% das cidades sem esgoto, gerando docenças, com prejuizo para a Nação. Em sâ consciência, o Sr. admite que o Brasil tem condições de patrocinar a Copa. A Fifa vem ao Brasil e determina mudança em nossas leis, é possível isso? O Sr. deixaria. ?
José francisco paulon 22/12/2011 às 16:07

Hoje, por causa dos preparativos para o Natal, somados aos meus afazeres normais do dia a dia, não consegui priorizar a leitura dos seus textos, como normalmente faço.
Já escrevi o mesmo comentário sobre este artigo duas vezes, mas não saiu, por problemas na hora do envio. Tento pela terceira, e última, vez...rs Até os capricornianos se cansam das manhas da internet!
O que importa é que o texto é perfeito, um retrato claro e objetivo do atual governo. Ao mesmo tempo em que você faz a análise dos acontecimentos, mostra o que poderia e deveria estar sendo feito.
Você deveria ser o nosso PRESIDENTE e nunca me conformarei com o resultado das eleições. Mas mantenho a fé no resgate do Brasil em 2014!
A sua força e lucidez, mantém a minha força para a luta!
Um grande abraço
Claudia Bistão 22/12/2011 às 17:04

Acredito realmente que as coisas só vão mudar com o voto por distrito. Assim teríamos políticos mais atuantes. Porém não vejo nenhum movimento político concreto em prol disso. Nunca vai existir vontade política de quem está no governo de propor tal mudança, pois “afeta a governabilidade" que na verdade se traduz por “perder os sócios”. Sinto falta de mais políticos que levantem essa bandeira junto a sociedade civil, pois somente ela poderá forçar a mudança disto. Muito bem lembrado cada ponto do artigo. Um Feliz Natal.
Rinaldo Darski 22/12/2011 às 17:26

Prezado José Serra,
Tenho acompanhado noticias comentadas pela internet e vejo a insatisfação da grande maioria com a realidade brasileira. Entretanto, são apenas palavras e nada de concreto acontece. Não há uma liderança capaz de inverter essa tendência predatória. Cada vez mais impostos, políticos votando seu próprio salário em percentuais cada vez mais imorais (ex PMSP). Dois veículos de mesmo peso podem ter IPVA com diferenças absurdas. Porque esse imposto tem que ser proporcional ao valor do veículo? É claro que responderão de pronto "imposto sobre propriedade...". O IPVA não foi o sucessor da TRU?
Seria menos injusto um critério técnico (peso por ex). E porque a alíquota é tão alta? Em suma, precisamos de ação urgente, porque o cidadão brasileiro permanece omisso e submisso.
P.S. Sou seu eleitor.
Waldir 22/12/2011 às 17:36

Que maldade! Não sobrou nada?
"Essa não fez o resto de nada" - diria meu velho avô italianão.
Não, não fez.
Deve haver alguma desculpa. Dizem que eles estão ocupados contando o dinheiro. É uma hipótese viável, pois é muito.
E se fôr a doença? Virou padrão naquela horda.
Não, só incapacidade não pode ser. Tanta assim, não existe.
Será que se esqueceram de ouvir a população? Eu nunca tive a oportunidade de encontrá-los em algum lugar, neste Brasil. Sempre fui convidado para "alguma coisa", antes do PT governar o país - até os ditadores militares apareceram, mesmo em jogo de futebol.
Serão alienígenas, como nas mini-séries americanas? Tá bom que eles detestam americanos, mas ... sei lá: um é "O Cara", a outra que era proibida de pisar no solo, agora dá sorrisinhos em NY.
Saneamento Básico?
É, estamos mesmo precisando sanear o país ... bem básico.
Marcos F 22/12/2011 às 18:38

Com relação ao problema de gestão, por mais estarrecedor que seja, eles ainda não conseguiram, em nove anos, duplicar duzentos quilômetros da BR101, de Florianópolis até o Rio Grande do Sul, e nem sabem quando vão terminar. Mas sabe-se que não será antes de 2015.
osmar rodrigues 22/12/2011 às 18:44

Grande José Serra,
Parabéns pela sua analise.
O Brasil esta sufocado, atolado pela incompetencia e pela CORRUPÇÂO praticadas pelo PT.
Enquanto poderiamos estar, sob a sua orientação, na rota do progresso, na prática dos valores morais, estamos sendo assaltados por uma administração PTista corrupta, obscura, que faz desaparecer milhões de reais.
Espero vê-lo em nova pregação Nacional, ou mesmo como candidato a Prefeito, salvando São Paulo das garras do PTismo.
Sucesso e saúde para o Sr e sua familia e meus votos de Santo Natal e Prospero Ano Novo.
Minha esperança e de muitosbrasileiros concentra em sua respeitável pessoa.
Luiz Felipe 22/12/2011 às 19:16

Artigo altamente ilustrativo. Mostra nossa realidade, cheia de leros e pouca ação. O que se vê em tudo isso é a banalização reinante. Tudo está banalizado. A Justiça, a Saúde, a Educação, a Segurança. Tudo! Até a corrupção está banalizada. Com o argumento de que "todos roubam", os governantes deitam e rolam.Vendem a idéia de que isso é da nossa índole. Eles roubam discaradamente, e ainda dão a entender que o brasileiro é o corrupto. Não as autoridades. É isso que o governo está nos passando. Aliás, já que está tanto banalizada, poderia de extinguir a palavra corrupção. Poderia ser substituída por ROUBO, ROUBALHEIRA, ASSALTO, etc. Veja uma manchete: "ROUBALHEIRA NO MINISTÉRIO DOS ESPORTES". Assim é mais claro. Entende-se melhor. E a população provavelmente não vai continuar aceitando tão passivamente como tem feito.
Acredito que chegará um momento em que a população acordará e dará um basta. Não é possível aguentar mais.
José Carlos Carvalho 22/12/2011 às 19:21

Não há o que retocar na sua foto do governo neste ano.Muita propaganda e muito blá, blá, blá.Realizações zero.44 mi de eleitores já esperavam por isso, entretanto não fomos vencedores.Azar do Brasil.Serra, que você consiga, apesar de sozinho, mostrar a todos os brasileiros por onde vamos e para aonde não estamos indo.Não esmoreça, continue a escrever seus brilhantes artigos e pense muito na estratégia de comunicação com as camadas mais desinformadas da sociedade.
Luiz Fernando 22/12/2011 às 21:06

Concordo que muita coisa precisa ser acertado no Governo atual.
Acontece que todo Governo,para andar,precisa ser retalhado e nos inda nao conseguimos vencer essa quase eterno mal.
O Governo e a Prefeitura de Sao Paulo,que recebem grande fatia dos tributos federais,deveriam devolver a populacao aquela quantia que se classifica de injusta.
Deveria cabar com os pedagios nas estradas por cnya do IPVA ja pago.
Deveria reduzir para 12% o ICMS para todos os produtos circulantes produzidos em Sao Paulo.
Os Governos daqui deveriam ter juros para financiamento da atividade produtiva 1%/ano que e' a maxima taxa intrernacional hoje vigente.
Os nossos hospitais deveriam ser referencias em excelencia para os hospitais dos pises como EEUU,Alemanha,Inglaterra....
A nossa Policia deveria ter a mesma eficiencia que a do Texas por exemplo....
Nossas estradas poderiam ser semelhantes as encontradas na Alemanha.
Se pensarmos que Sao Paulo tem um populacao a metade da Alemanha,poderiamos ser com certeza semelhantes a eles com a mesma carga tributaria...
Eu sinceramente gostaria de ler em seu artigo que o Governo Federal deveria fazer para o Brasil aquilo que o Governo de Sao Paulo faz para seu Povo.
Luiz Eduardo 22/12/2011 às 21:13

"Paul Joseph Goebbels foi o ministro da Propaganda de Adolf Hitler na Alemanha Nazista, exercendo severo controle sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação.
Foi uma figura-chave do regime, conhecido por seus dotes retóricos. Era um dos líderes políticos nazistas mais destacados que tinham concluído estudos superiores.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ele aumentou o seu poder e influência através de alianças, deslocando dirigentes nazistas. Em finais de 1943, a guerra estava virando contra os poderes do Eixo, mas isso só fez Goebbels estimular a intensificar a propaganda, exortando os alemães a aceitar a ideia de guerra total e de mobilização. Goebbels permaneceu com Hitler em Berlim até o fim, e na sequência do suicídio do Führer, foi indicado por ele para servir como Chanceler do Reich, ao qual o foi, por apenas um dia. Em suas últimas horas, sugere-se que Goebbels permitiu a sua mulher, Magda, matar os seus seis filhos pequenos. Pouco depois, Goebbels e sua mulher cometeram suicídio."
claudemir sereno 22/12/2011 às 21:28

BOA NOITE SERRA, QUANTO AO LUIZ CLÁUDIO QUE DIS QUE VOCÊ ESCREVE PARA A TURMA DO PSDB, CREIO QUE O MESMO TEM ALGUM RECALQUE OU ALGUMA BOQUINHA MUITO BOA PARA NÃO SOLTA DAS TETAS DA VAQUINHA QUE O ESTA AMAMENTANDO OU SEJA O APARELHAMENTO DO PT, POIS TUDO O QUE DISSE, NADA MAIS É DO QUE O OBVIO E SOMENTE NÃO ENXERGAR OS QUE NÃO QUEREM, A PROPÓSITO EM SEU PRÓXIMO POST NOS MOSTRE ALGUMA COISA SOBRE AS 20 UPA's QUE A DITA PRESIDENTE IRIA INAUGURAR POR DIA, QUANDO HOJE VEMOS A MORRER NAS FILAS DO SUS 20 PESSOAS AO DIA SEM O MENOR COMPLEXO DE CULPA POR AQUELES QUE DETÉM O PODER!
TARCISIO DE OLIVEIRA E SOUZA JUNIOR 22/12/2011 às 22:00

Exmo.J.Serra! Infelizmente deixamos o governo conchavado PT/PMDB, minar o STF,o TSE e o STJ, atitude explícita para protagonizar a permanência deles no PODER e mais, permanecemos estáticos diante das mentiras espalhadas para a população; 12.800.000 de empregos criados, milhões de casas populares entregues aos pobres, transferência de 35.000.000 de cidadãos, da extrema pobreza para a classe média, pagamento da divida com o FMI, empréstimo de 300.000.000,00 para os FMI, criação de 220 escolas técnicas federais em 5 anos, redução da dívida pública de 62% do PIB no Governo de FHC para 46% do PIB nos governos do Lula..... Isso é uma verdadeira afronta a inteligência dos eleitores brasileiros, que precisam ser defendidos com todos os meios existentes na democracia. NÃO VAMOS FICAR ASSISTINDO AS MENTIRAS VEICULADAS SEGUIDAMENTE, SE TRANSFORMANDO EM VERDADES, QUE JAMAIS SE CONCRETIZAM.
Luiz Carlos Dias 22/12/2011 às 22:35

Prezado José Serra,
Ainda tem mais. Eu, servidora pública concursada e funcionária da FINEP/MCT desde 01.06.2001, locada no escritório de São Paulo, desde 01.01.2003 fui obrigada a voltar a trabalhar sem condições de saúde. Restou-me a "opção" de demitir-me. Afinal, que País é esse???
Karla Krepsky 22/12/2011 às 23:01

Prezado Serra
Mais uma vez, parabéns pelo texto. Não vou fazer comentários porque concordo com a maioria sensata.
Só quero desejar um Santo Natal ao senhor e a todos os seus, na esperança de que tempos melhores estejam por vir através de uma política ética, séria, honesta e comprometida com a população brasileira. Grande abraço.
Edith 22/12/2011 às 23:16

O PT é um partido manipulador. Vamos ver o que vai nos restar depois que esse partido saiar do poder. Que Deus nos ajude !!
Rosana 23/12/2011 às 01:22

Ao invés do trem bala, estamos precisando é de...
saúde bala, estradas bala, educação bala. É isso.
E não jogar dinheiro fora com esse trem bala.
Um trem bala não vai fazer com que o país seja "desenvolvido". País desenvolvido é um país sem miséria -
sem miséria moral (corrupção).
vilma 23/12/2011 às 01:24

Mas eu sei por que as pesquisas lhe são favoráveis: é a expressão do mesmo setor atrasado que votou no continuísmo pobre das esmolas de lula e na propaganda enganosa de um governo que não existe e que ainda anda pendurado nos oito anos de eficiência de FHC. Eu só continuo sem saber é por que vocês da oposição permitiram que essa gente perigosa, que adora ditaduras comunistas, se aboletasse no poder.
Maria Neuma 23/12/2011 às 09:31

Bem, diante de fatos e provas irrefutáveis só tenho a pedir que no ano vindouro o Sr. continue a nos abastecer de informações. Feliz natal e prospero ano novo.
José Melo 23/12/2011 às 09:43

Serra: Bom dia
Vejo que 'e dificil para o cidadao comum, acompanhar o dia a dia, pois ele tem que trabalhar, se preocupar em pagar as contas que nunca terminam, se preocupar com colegio dos filhos, saude da familia, trabalho, emprego e por ai vai. E porque temos que nos preocupar com tudo isso? Seria para que o governo trabalhasse de forma seria e honesta para proporcionar o retorno ao cidadao de uma boa educaçao , de um bom atendimento medico quando o cidadao procura o SUS, ou o atendimento de seu municipio, estado, etc. E depois de algum tempo vem a mesma ladainha de politicos pedindo o voto, prometendo melhorar novamente a saude, a segurança publica, a educaçao de qualidade, etc.
E novamente digo, que as reformas nunca saem do papel, como a tributaria, a trabalhista, a sindical, a politica partidaria, e que no frigir dos ovos, apenas o tempo passou, sem que as mudanças sejam provocadas para que possam se concretizar na pratica. Parece que os brasileiros gostam do jeito que as coisas estao e tambem nao consegue mudar pois a maior parte da populacao sempre vota naqueles que tem a melhor retorica e nao os que tem os melhores projetos.
Feliz Natal a todos e um melhor Brasil para todos
RONALDO MAGNAVACCA 23/12/2011 às 10:03

Sua não-eleição nos custará mais quatro anos de inépcia.Só palavrório,conversa fiada e pouca ação prática.Estamos perdendo tempo.O mundo parado e nós aqui com grandes oportunidades de ir adiante.Continue na trincheira Serra.Em 2014 seja candidato novamente.As circunstâncias vão leva-lo a presidência e enfim, vc realizará o sonho de planejar nosso país e coloca-lo no lugar que ele merece.Abs
Silas Feitosa 23/12/2011 às 10:45

Não me surpreende nada disso. Essa senhora, a Dilma Rousseff, foi fabricada pelo Lula sob a argumentação de se tratar de uma grande administradora, da Mãe do PAC. Me pareceu, sinceramente, mais "mãe" dessa penca de ministros - que ela só demitiu porque a imprensa ficou em cima - do que gestora. Aliás, todos os que saíram foram contemporâneos dela, ou colegas, quando foi ministra do mesmo governo do Lula. O que causa estranheza, é que todos foram mantidos nos respectivos cargos por imposição do Lula, exceto o Palocci que ele sugeriu depois, e caíram, todos, por improbidade. Como diz o Serra, isso é só o começo. Perdemos um ano! o nome disso é ATRASO.
João Avelino Filho 23/12/2011 às 10:56

Como escreveu Eduardo (22/12/2011 às 13:32) ...A função da oposição é exatamente esse: analisar os acontecimentos e oferecer soluções baseadas em valores. E gostaria muito que a oposição fosse mais corajosa em atacar o governo. E sem ter uma disputa interna para ser o candidato. Respeito muito o Ulysses e Mario Covas que foram corajosos na postura ainda que custou politicamente. Nas últimas três eleições a briga interna do PSDB deu a presidência ao PT. Ser mais honesto menos egoísta teria permitido uma candidatura forte do PSDB.
Pococ 23/12/2011 às 11:57

Bom dia Serra,
Acabei de notar que a data de publicação deste artigo está 22/12/2012.
Abraços
Claudia Bistão 23/12/2011 às 12:05

Bela avaliação: expõe exatamente o que é o governo do PT.
CLARICE PRATES 23/12/2011 às 13:50

Senhor Serra, Pena que o senhor foi tão mal assessorado na sua campanha a presidente. O senhor não falou o que devia, e falou o que não devia. Quem teve a brilhante ideia de fazer um paralelo seu com o lula. Seria interessante levar esse texto a nível da mídia popular. A verdadeira oposição está sendo da Veja e outras revistas.
Zé sp 23/12/2011 às 15:13

Dr. Serra, os seus comentários são extremamente elucidativos, mas como incutir e fazer chegar ao conhecimento da massa ignorante? São essas pessoas ignorantes que vão lá na urna e clica nos candidatos do PT, inocentemente. Quantas pessoas recebem seus artigos por e-mail? Quantos eleitores aptos a votar existem no Brasil? A desproporção é descomunal. A oposição tem que fazer estardalhaço mesmo se quizer ganhar as eleiões. Tem que pôr a boca no trombone que nem o senador Mário Couto quando disse que o PT em oito anos já roubou mais de 40 bilhões de reais.
Outra coisa que nos esmurece, é a quantidade absurda de pessoas idiotas que acreditam no PT. Essas pessoas acreditam que os 63 bilhões de reais da DRU serão gastos honestamente. Tenham paciência, né!!
Sr. Serra, com esses eleitores do Brasil, não tem jeito. A única solução que eu conheço, é a derrubada desses corruptos pelas Forças Armadas e a convocação imediata de novas eleições com candidatos comprovadamente honestos, após uma minunciosa triagem.
Brito 23/12/2011 às 17:41

Prezado José Serra:
De fato o governo não começou e nem deveria estar ali. O BRASIL precisa de pessoas de coragem e muita energia para mudar o quadro que se apresenta e partir para a moralização e tolerância zero, a exemplo da corregedora nacional de justiça Dra. Eliana Calmon, que está sózinha na briga , mexendo num vespeiro danado, enfrentando a maior resistência do poder, , tentando mostrar a sociedade a Caixa Preta do judiciário e seu corporativismo nefasto, conforme fatos amplamente divulgados pela imprensa.
Grato,
Feliz Natal e Próspero ano Novo a todos.
Guilherme 23/12/2011 às 18:44

O primeiro ano do governo Dilma foi o começo de uma série de ações voltadas para melhoria da vida da população brasileira. A riqueza gerada no Brasil deve ser distribuída para todos os brasileiros. É preciso construir hospitais, escolas, moradias, emprego, lazer e segurança. É preciso assegurar os investimentos em infra-estrutura no Brasil. Eu acho que Dilma vai conseguir fazer um bom governo. Ela tem todas as condições. Vamos ter fé.
Melissa Nobre Viana 23/12/2011 às 20:30

Parabéns Serra pelo artigo. Realmente você está fazendo o real papel da oposição que é apontar os desajustes do atual governo. A oposição, na verdade, ajuda o governo a ver onde está errando e o que pode fazer para acertar. Feliz Natal e Feliz Ano Novo.
Terezinha de Jesus Dias PACHECO 23/12/2011 às 21:29

Caro José Serra, na verdade o que aconteceu no governo da presidente Dilma, os escândalos de corrupção, na administração pública federal, ficaram mais frequentes a ponto de seis ministros terem sido afastados de seus cargos, acusados de corrupção, foi de fato o governo que não começou. A sensação que fica, é a de um ano perdido.
Hilton Leite 24/12/2011 às 18:15

Prezado Serra,
Infelizmente as boas notas atribuidas à presidente nas pesquisas são completamente contestáveis e digo que os institutos que coletam tais informações não são confiáveis uma vez que pesquisa de opinião se tornou um produto comercial e é reconhecido que pesquisas de opinião influenciam os menos esclarecidos.
Quer exemplos ?
Campanha Serra versus Marta pela prefeitura de SP em 2004. Me lembro que naquele ano Marta, já na ultima semana das eleições, e segundo os " institutos de pesquisa" tinha mais de 10% de diferença em cima de Serra e no final Serra venceu com mais de 10% de diferença sobre Marta no primeiro turno....onde está o percentual de 2% de erro das pesquisas em que esses institutos se baseiam ?
Quer mais exemplos ?
Lula versus Alckmin em 2006. Naquele ano, segundo os institutos, Lula seria eleito já no primeiro turno e o que vimos no final foi quase um empate técnico com diferença de menos de 4%.
Quer mais ?
Em 2008, Marta estava a mais de 10% de Kassab faltando 1 semana para as eleições...humm...quem é o prefeito de SP mesmo ??
Por ultimo em 2010, segundo as pesquisas Dilma já estava eleita no primeiro turno...humm, 45 milhões de eleitores representam quanto do percentual votante ? A verdade é que o único presidente que teve aprovação REAL sem auxilio de pesquisas foi FHC e isso ficou provado nas urnas, em sua primeira reeleição, e como os atuais governantes JAMAIS conseguiram tal feito, tentam ganhar no grito das pesquisas
PopolonY2k 24/12/2011 às 20:41

Atraí-me mais os comentários dos leitores do que o próprio texto, sem demérito para o autor.
Bem disse o comentarista Luiz Cláudio (22-12-2011 às 10:20) que prefere ficar à margem da política para estar livre para criticar, analisar. Evidente que o dono do pedaço, sr. Serra no caso, jamais faria loas aos seus adversários. Sua função, hoje, é apontar possíveis erros na administração petista. É apontar soluções que ele julga mais viáveis, sem sê-las em verdade.
O comentarista Datan (22-12-2011 10:59) tem visão deturpada da realidade e cometeu um ato falho. Sua citação: "O PT de Lula e Dilma já sacou que a população é composta de uma grande massa de analfabetos políticos e alienados, portanto, não têm compromisso com o que dizem e nem com a coisa pública, é impressionante. Enquanto a oposição não conseguir atingir esta população em tempo real eles vão ficar 100 anos no poder..." . Como pode ele afirmar que Dilma/Lula chegaram àquela conclusão que, provavelmente, originou-se da sua própria cabeça? Quem somos nós para concluir que o "povão" forma uma massa de analfabetos políticos e alienados? O ato falho é quando aconselha que a oposição atinja este público desqualificado (na visão dele)! Pergunto-lhe: Como?
Marcello Firenze 28/12/2011 às 01:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário